"Está
alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele,
ungindo-o com azeite em nome do Senhor". Tiago 5.14
"Entre
vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja,
para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor". Tiago 5.14
Eu coloquei aqui as duas versões ARA e NVI e com isso
vamos analisar mais uma vez o texto de TIAGO 5.14 .
Tiago
5:14 “Está
alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração
sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.”
Marcos
6.13 "expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.
Lucas
10.34 "E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e,
colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou
dele.
Há
uma regra na hermenêutica (princípio de interpretação bíblica) que diz: Todo
texto fora de contexto e pretexto para heresia.
Os
únicos textos encontrados para aplicação com óleo em pessoas enfermas no Novo
Testamento são estes. Nenhum dos textos é apresentado poder no óleo. Não
existe óleo milagroso que cura enfermos. A grande ênfase está no poder de Deus.
Os presbíteros que são mencionados em Tiago são representantes da igreja. Isso
nos mostra que a oração é feita pela igreja que deve interceder pelos seus
enfermos. Neste sentido nos revela o cuidado que os membros devem ter uns pelos
outros.
A
expressão “ungir com óleo”, se refere como o ato de “esfregar com óleo” o
enfermo e não “ungir com óleo”, pois antigamente as pessoas usavam o azeite de
oliva como prática medicinal, a qual era feita mediante o massagear ou esfregar
o óleo no enfermo. Mas tanto a oração como a unção, tinham que ser em nome do
Senhor, mostrando ênfase no poder de Deus.
O que Tiago pretendia com o uso do óleo era o
emprego dos melhores recursos médicos daquele tempo. Tiago simplesmente disse
que se aplicasse óleo (freqüentemente usado como base de misturas de várias
ervas medicinais) no corpo e que se fizesse oração. O que Tiago defendia
era o emprego da medicina aceita e consagrada. Nessa passagem ele apregoou que
as doenças fossem tratadas com recursos médicos acompanhados de oração. Ambos
os elementos devem ser usados juntos; nenhum deles deve excluir o outro.
Portanto, ao invés de ensinar a cura pela fé, independentemente do uso de
medicamentos, a passagem ensina justamente o contrário. Mas quando se usam
medicamentos, estes devem ser usados conjuntamente com a oração. Aí está a
razão por que Tiago disse que a oração da fé cura o doente.
Considerações quanto ao uso do óleo.
1. A Teologia Reforma não é omissa
nesta questão, mas, historicamente tem entendido que o uso do óleo recomendado
por Tiago, não é nenhum tipo de “ unção” cerimonial” (a igreja reformada admite
somente duas cerimônias de valor sacramental, a Santa Ceia e o Batismo).
2. Uso do óleo em Tiago 5.14, ao
invés de ensinar a cura pela fé, independentemente do uso de medicamentos,
ensina justamente o contrário.
3. Uso do óleo no contexto do Novo
Testamento e, neste caso específico, tem valor medicinal medicamentoso.
4. Óleo sem sua legítima aplicação
medicamentos, não produz qualquer efeito.
5. A oração não prescinde do uso do
medicamento aplicável a cada caso específico.
6. A frase: “ os presbíteros da
igreja” em Tiago 5.14 deixa entender a ação do corpo coletivo dos presbíteros e
não ação individual. Se um age, age por todos.
7. Crente pode, e está sujeito a se
enfermar. Doença não é resultado direto de pecado específico.
8. Fica estabelecido, no entanto,
que este contexto de Tiago 5.14 ensina aos presbíteros a caminhar para
uma confrontação bíblica com o enfermo, inquirindo dele, o enfermo, a
possibilidade de o pecado estar na raiz da doença.
Diante do que foi posto aqui: Eu
realmente não consegui entender por que o SUPREMO CONCÍLIO DA IPB, aprovou a
"unção com óleo".
A IPB aprovou a "unção com
óleo" nestes termos:
1) Reafirmar que Deus é soberano
para atender ou não, aos pedidos nas orações, segundo sua suprema vontade,
independente da fé do crente.
2) Determinar aos pastores e
presbíteros que não unjam pessoas ou objetos com óleo durante o culto de
qualquer natureza, públicos ou em casas, quer sejam reuniões ou encontros em
quais quer lugares.
3) Permitir excepcionalmente que
a unção com óleo seja realizada, exclusivamente em pessoas, nunca em objetos,
pelos pastores e presbíteros somente quando forem convidados por membros
enfermos de suas igrejas, em suas casas, orando por eles e suplicando de Deus o
seu pronto restabelecimento.
4) Que a exceção mencionada no item anterior fica à discrição dos
pastores e presbíteros das igrejas locais uma vez certificados de que o enfermo
crente, não atribui poderes miraculosos ao óleo e também que seu emprego não
ira gerar superstições e misticismo.
Pois bem! realmente não dá para entender o por que dessa aprovação... Se percebermos nos pontos que o SUPREMO CONCÍLIO colocou, o mesmo está dizendo entre linha que NÃO ACREDITA NESSA PRÁTICA.
Veja: Reafirmar que Deus é Soberano para atender ou
não aos pedidos nas orações, segundo sua suprema vontade, independente da fé
do crente. Se Deus é soberano e Ele é, não precisamos aprovar unção com
óleo.
Segundo, a determinação do Supremo diz: Determinar aos pastores e
presbíteros que não unjam pessoas ou objetos com óleo durante o culto...Quer
sejam reuniões ou encontros em qualquer lugar. Percebe que o Supremo
realmente não acredita nisso... Então mais uma vez a pergunta:
Por que aprovar esta prática? Não faz sentido aprovar uma prática que está bem claro
que a IPB não crer.
Veja que o terceiro ponto diz: Permitir excepcionalmente que a
unção com óleo seja realizada, exclusivamente em pessoas, nunca em objetos. Mas
veja que o ponto 3 exclui o ponto 2 da determinação do supremo concílio.
Na minha opinião essa determinação do supremo concílio é
confusa porque parece que um ponto exclui o outro.
O que leva uma igreja reformada aprovar unção com óleo? A IPB
está se pentecostalizando? E mais, passamos o tempo todo fazendo criticas com
base Bíblica sobre as práticas neopentecostais e aÍ se aprova unção com óleo,
realmente eu ainda não entendi o por que aprovaram essa prática...
Que Deus continue abençoando e iluminado a direção da IPB para que os mesmos permaneçam na sua ortodoxia
reformada e que não nos permita cair no modismo.
WILSON PLAZA.
DOCUMENTO SOBRE UNÇÃO COM ÓLEO APROVADO PELO SC/IPB.
ResponderEliminarAPROVEITANDO O ENSEJO, SEGUE UM ESTUDO QUE FIZ SOBRE O TEMA
A Unção com óleo de Tiago 5:14
existem duas possibilidades para a unção em Tg:
I – A UNÇÃO COM ÓLEO: FUNÇÃO TERAPÊUTICA
Remédio:
A unção com óleo era uma prática costumeira em Israel,
A unção praticada era de duas naturezas: 1) Unção para fins
terapêuticos; 2) Unção para fins sacramentais.
veja Is 1:6; Lc 10:34.
há duas palavras para unção: aleifw (ungir), que
aparece 8 vezes em todo o NT, e é usado exclusivamente para:
Embelezar: Mt 6:17; como sinal de honra a um hóspede:
Lc 7:38 e 46 (cfm Jo 11:2; 12:3);
honrar os mortos: Mc 16:1; remédio: Lc 10:34.
O outro termo grego é criw (ungir): aparece 60 x no AT da LXX: 58 como ungir no sentido religioso. Dessa palavra vem o nome Cristo.
Ela aparece apenas 5 vezes no NT: é usada como uma metáfora
para outorga do ES.
A palavra que Tiago usa para ungir não é criw mas aleifw.
Vemos nesse texto que Tiago parece ensinar que devemos fazer uso da oração e do remédio.
II – A UNÇÃO COM ÓLEO: FUNÇÃO SIMBÓLICA
Contudo, se você está
convencido de que Tiago diz que devemos usar a unção no sentido simbólico,
precisa observar o seguinte que Tiago diz:
1 – Não é o óleo que é
ungido, mas o enfermo;
2 – O elemento usado na
unção é somente o óleo;
Não água, meia, lenço ou sal.
3 – Não se trata de um
óleo especial, mas o óleo comum;
Não é óleo de Israel, ou da Igreja tal.
4 – Não é qualquer um que
unge, mas somente os presbíteros;
5 – Não são objetos que
são ungidos, mas pessoas;
6 – Não é qualquer um que
é ungido, mas somente os enfermos;
7 – Não é qualquer
enfermo que é ungido, mas somente o que pede para o ser;
8 – Não é na Igreja ou
nos cultos que se faz a unção, mas na casa do enfermo;
9 – Não é o óleo que
cura, mas o Senhor;
A oração da fé, em nome do Senhor, o Senhor o
levantará.
10 – Não é a fé do
enfermo que o cura, mas a dos presbíteros;
O texto fala da oração da fé.
Fala da oração da fé assim como fala da unção com óleo! Vcs são burros demais! A bíblia é cheia de simbolismo! Críticos demais porém sem sensibilidade! Não sentem cheiro de ovelha!
ResponderEliminarSou membro dessa igreja mas espera aí vocês é que aprovam ou desaprovam o que Deus nos deixou através da sua palavra ? E a questão dos sonhos ? Deus é o mesmo ontem ,hoje e eternamente . Falou com José o que estava acontecendo com Maria através de sonho . José teve a sensibilidade de compreender que era Deus quem falava e obedeceu. Esse é o Deus que eu creio e a Bíblia é a minha ÚNICA regra de fé e prática . Os campos estão brancos , os tempos são maus , as ovelhas dispersas e a igreja ...
ResponderEliminarA letra pela letra mata e tem esfriado a igreja .
Creio que o tempo deve ser outro ...
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